Ano letivo arranca em Albergaria com novas salas em funcionamento

O Presidente da Câmara de Albergaria, António Loureiro, e a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, visitaram algumas das escolas do 1.º Ciclo e jardins de infância, que entraram hoje no novo ano letivo, 2015/2016. Os autarcas estiveram nas novas salas que entram agora em funcionamento.

António Loureiro e Catarina Mendes passaram, durante a manhã, pelo Centro Escolar de Alquerubim, onde contactaram com alguns pais, na EBI de S. João de Loure, no Centro Educativo de Angeja, na EB1/JI das Laginhas e na EB1/JI de Albergaria-a-Nova, nestas duas acompanhados pelo Presidente da Junta da Branca, Carlos Coelho.

Catarina Mendes referiu que “o novo ano letivo está a começar com tranquilidade, com tudo dentro do previsto. Esperamos minimizar os constrangimentos nesta fase de arranque e desejamos estar à altura daquilo que é o desafio da educação”. A Vereadora com a responsabilidade da Educação fez menção de agradecer a todos os agentes envolvidos no arranque do ano escolar, professores, educadores, técnicos auxiliares e pais e encarregados de educação, bem como os serviços da Autarquia.

O ano letivo arranca com um conjunto de novas salas, que sofreram intervenções ainda no ano anterior e durante as férias. Em pleno, está já em funcionamento a sala de atividades de animação e apoio à família no Jardim de Infância de Albergaria-a-Nova. Nas Laginhas, na Branca, foi instalada uma cobertura metálica no recreio, que permite também uma ligação coberta entre a escola básica e o jardim de infância. Trata-se de um investimento de cerca de 35 mil euros.

Ainda nas Laginhas abriu igualmente uma sala para crianças do pré-escolar, que já se encontra toda equipada e em funcionamento. Vai juntar-se a outra sala, que abriu já no ano passado e que veio aumentar a capacidade de acolhimento do estabelecimento de ensino. Entretanto, no Centro Educativo de Alquerubim estão a ser ultimados os acabamentos de uma nova sala, que deverão estar concluídos dentro de uma semana.

No total dos dois agrupamentos do ensino público existentes no Concelho, Branca e Albergaria-a-Velha, estão inscritas 1235 crianças, 318 no pré-escolar e 917 no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Fonte: cm-albergaria.pt