GIP de Albergaria-a-Velha coloca duas dezenas de desempregados

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Albergaria-a-Velha colocou, no primeiro semestre de 2015, mais de duas dezenas de desempregados em novos postos de trabalho, duplicando o resultado do semestre anterior e superando resultados totais do ano passado.

O número de desempregados encaminhados para ofertas de emprego teve também uma evolução positiva, triplicando no espaço de seis meses. No segundo semestre de 2014 foram encaminhados 43 desempregados, enquanto no primeiro semestre deste ano, já foram encaminhados 127. Este semestre, o número de ofertas de emprego aumentou de 27 para 39, face ao período homólogo de 2014. O dinamismo verificado deixa antever que as entidades empregadoras da região estão mais disponíveis para recrutar e que o mercado de trabalho está a entrar numa fase mais positiva, seguindo a tendência nacional.

Outro dado que surge como sinal da inversão do ciclo negativo no emprego é a diminuição gradual do número de inscritos no GIP de Albergaria-a-Velha. Em apenas um ano, houve uma diminuição de 59 utentes, tendo a procura dos serviços do Gabinete de Inserção Profissional também diminuído. No último semestre do ano passado fizeram-se 426 atendimentos individuais e, neste ano, 240.

Os Gabinetes de Inserção Profissional são estruturas de apoio ao emprego promovidas por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, que visam apoiar os jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção profissional. Na sequência da aprovação da candidatura para a criação de um GIP efetuada em junho passado, foi assinado no final de julho, o contrato de objetivos, estabelecido entre o Município de Albergaria-a-Velha e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O GIP de Albergaria-a-Velha está a funcionar com novas metodologias que, entre outros aspetos, reforçam a relação de proximidade com os Albergarienses desempregados, reduzindo as deslocações ao Centro de Emprego de Águeda.

Fonte: cm-albergaria.pt