Câmara de Albergaria-a-Velha vai abrir concurso para requalificação do Mercado

A Câmara de Albergaria-a-Velha deu mais um passo na requalificação do Mercado Municipal, com a aprovação da abertura de concurso limitado para execução da obra. A proposta foi aprovada por maioria ontem, em reunião extraordinária do Executivo.

O Presidente da Câmara, António Loureiro, manifestou-se satisfeito com a abertura do concurso que vem permitir “a dinamização do centro da cidade, através da requalificação de um equipamento importante na economia local, que vai permitir a captação de novos públicos para o mercado de frescos”.

A abertura do concurso limitado por prévia qualificação e designação do júri do procedimento para a requalificação do Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha tem uma base de licitação de 1 414 443,73 euros, mais IVA, e um prazo de execução de 365 dias.

O procedimento ocorre após a aprovação do projeto de arquitetura, que foi adjudicado ao gabinete [A] ainda arquitetura, de Luís Tavares Pereira. O projeto contempla novas valências, como uma praça multifuncional, com abertura para o exterior, ou o alargamento do cais de cargas e descargas. O Mercado Municipal, a “Praça”, conforme refere António Loureiro, vai ser um equipamento adequado aos mais modernos padrões de qualidade e higiene alimentar e vai originar uma nova centralidade em Albergaria, através das suas funcionalidades e do conforto proporcionado a comerciantes e fregueses.

A Praça vai ter diversos pontos de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, será toda coberta, mas terá iluminação natural, através de aberturas na cobertura e de uma extensa parede de vidro virada a sul. Estão ainda previstas soluções que melhorem a eficiência energética do equipamento. António Loureiro frisa que se procurou respeitar e integrar o projeto original, da autoria do arquiteto Jorge Gigante, que deixou projetos relevantes em Albergaria-a-Velha, onde trabalhou, nas décadas de 1960 e 1970.

A requalificação está prevista realizar-se em três fases, permitindo que os comerciantes mantenham os seus espaços abertos ao público. O Mercado Municipal está aberto às quartas-feiras e sábados.

Fonte: CM Albergaria-a-Velha