A Palbit e a Tekever venceram a edição de 2015 do prémio PME Inovação Cotec

palbit.pt

Palbit e as ferramentas de corte que voam para mais de 50 países

O outro exemplo líder de inovação é a Palbit, que atua no desenvolvimento, produção e comercialização de ferramentas industriais de elevada performance, executadas, por sua vez, em metal duro e aço. Apesar de ser recente – nasceu em 2004 – tem raízes no início do século XX, quando em 1916 assegurava a concessão da exploração das Minas de Galena do Palhal, no concelho de Albergaria-a-Velha.

Vinte e cinco anos depois, a empresa foi adquirida pelo grupo Sapec e, em 1952, passou a produzir peças e ferramentas de corte. Hoje, atua em três áreas de negócio (ferramentas de corte, anti desgaste e ferramentas para pedreiras), está presente em cinco continentes e exporta mais de 80% daquilo que produz para mais de 50 países. O enfoque está, sobretudo, no mercado europeu.

Com 93% do capital da empresa em mãos de acionistas portugueses e 7% nas mãos de um acionista sueco, a produção de ferramentas de corte gera 80% do volume de negócio da Palbit, que em 2014 registou um volume de negócios de cerca de 11,9 milhões de euros.

Leia a notícia completa aqui.

Fonte: O Observador