Onda Rosa invade Albergaria-a-Velha pela prevenção do cancro da mama

O Município Albergariense vai associar-se ao Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha para assinalar a “Onda Rosa no Local de Trabalho”, uma iniciativa que procura sensibilizar a população para a luta contra o cancro da mama, na próxima semana, entre os dias 25 a 30 de outubro.

O Agrupamento de Escolas, que desenvolve a iniciativa no âmbito do PESES – Programa de Educação para a Saúde e Educação Sexual, convida estabelecimentos comerciais, instituições e outras entidades a cobrirem-se de cor de rosa. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai colocar laços cor de rosa nos equipamentos e serviços municipais e apoiar a semana de prevenção através dos seus meios de divulgação. No dia 30 de outubro é assinalado o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

A Onda Rosa é uma campanha mundial que visa promover a consciencialização sobre o cancro da mama e sensibilizar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Durante o mês de outubro são dinamizadas várias ações para alertar a população sobre a doença, pelo uso da cor rosa ou do laço cor de rosa.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 mil novos casos e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal são detetados, anualmente, cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem da doença. No entanto, se detetado cedo e tratado logo de início, a taxa de cura pode chegar aos 95 por cento.

Fonte: CMAAV