Biblioteca de Albergaria leva mais de 2300 livros às escolas e IPSS

O serviço de itinerâncias da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, que inclui os projetos “Sacola do Livro Mágico”, “Baú dos Livros” e “Cesto dos Livros”, já se encontra a circular pelo Concelho, levando 2336 livros aos jardins de infância, escolas do 1.º Ciclo e Instituições Particulares de Solidariedade Social.
A iniciativa de promoção da leitura, que desloca os livros da Biblioteca Municipal para os locais onde se encontram potenciais leitores, abrange 28 estabelecimentos de ensino e dez IPSS, envolvendo mais de 1500 crianças e 300 seniores.
A “Sacola do Livro Mágico” e o “Baú dos Livros” inserem-se no Plano Nacional de Leitura e visam proporcionar às crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo, respetivamente, a descoberta das histórias, dos contos e da poesia através da leitura autónoma ou acompanhada, das obras sugeridas pelo Plano.
O “Cesto dos Livros”, dirigido às IPSS, conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e abrange não só as crianças, mas também a população sénior. Neste caso, pretende-se promover a redescoberta de hábitos de leitura e fomentar a aprendizagem ao longo da vida. Os livros colocados no cesto são escolhidos tendo em conta as sugestões de cada IPSS e podem incluir livros práticos sobre trabalhos manuais, saúde, religião, para além de obras de ficção.
Os baús, sacolas e cestos são recolhidos no final de cada trimestre e os livros são substituídos mas, se solicitado, as obras podem manter-se. A Biblioteca Municipal também aceita propostas dos professores, educadores e técnicos, para que os livros enviados venham ao encontro das expetativas de quem os lê.

 

Fonte: CMAAV