Milhares de crianças e jovens regressam às aulas segunda-feira

Mais de quatro mil alunos do Concelho de Albergaria-a-Velha regressam às aulas na segunda-feira. Entre a rede pública e a rede solidária e privada; entre o ensino vocacional, profissional e artístico, as crianças e jovens albergarienses terminam as férias para dar início ao ano letivo 2015/2016.

O Município de Albergaria-a-Velha, responsável pela rede pública de jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, lançou um novo sistema de gestão escolar, o portal informático UniCard Kids, que abrange os serviços de refeição e prolongamento de horário.

Através da página digital do Município, os encarregados de educação podem fazer a marcação de refeições aos seus educandos, pagar os prolongamentos de horário, consultar ementas, saldos e os movimentos efetuados. A conta deverá ser carregada no Multibanco ou por cartão de crédito, mas é possível efetuar carregamentos em dinheiro e gerir a conta no quiosque multimédia, instalado nos Paços do Município.

Com as matrículas já feitas, procedeu-se ao planeamento do ano letivo, onde estão inscritos 917 alunos no 1.º CEB e 318 crianças no pré-escolar. Cerca de 86 por cento desta população vai usufruir do serviço de fornecimento de refeições, disponibilizado pela Câmara Municipal. Quanto ao Serviço de Atividades de Animação e Apoio à Família, que decorre nos jardins de infância fora dos horários dos períodos letivos, estão inscritas 160 crianças, o que corresponde a metade da população pré-escolar da rede pública.

Relativamente ao apoio a famílias carenciadas, este ano cerca de 43 por cento dos alunos do 1.º CEB usufruem de auxílios económicos. Para além da redução ou isenção no valor das refeições, são disponibilizadas verbas para a compra de material escolar e livros, que variam entre os 19,80 e os 45,80 euros, por criança, conforme o escalão e o ano de escolaridade.

O Programa Municipal de Educação do Município de Albergaria-a-Velha contempla a oferta de atividades complementares para os diversos ciclos de ensino e que abrangem áreas tão diversas como a promoção da leitura, a atividade física, a Astronomia, a valorização do património ou o empreendedorismo. Das mais de 40 ações planeadas, destaque para o regresso do Lugar das Cores, na quadra natalícia, a Parada da Primavera ou a continuação dos projetos “(+) Exercício (-) Obesidade” e “Empreendedorismo nas Escolas”.

Durante o Verão, a Autarquia procedeu ainda a diversas reparações em estabelecimentos escolares, um investimento da ordem dos 40 mil euros. Registam-se pequenas reparações, pinturas e substituição de equipamentos sanitários nos jardins de infância do Sobreiro, Albergaria, na Escola da Cruzinha, nos centros educativos de Angeja e de Alquerubim. A maior intervenção teve lugar no Jardim de Infância das Laginhas, com a instalação de uma cobertura metálica no recreio.

Fonte: cm-albergaria.pt